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Portal Competência

24 de junho de 2014
Comunicação Corporativa


Difunda o Elevator Pitch na sua empresa

Adquira 10 orientações para transmitir ideias e projetos de forma rápida e eficiente

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Um gestor precisa engajar sua equipe em uma nova iniciativa. Um executivo necessita apresentar seu projeto à diretoria. Na vida profissional, a qualquer momento, as pessoas são colocadas em situações onde precisam expor ideias de maneira persuasiva. E em um contexto onde tempo é algo precioso, isso tem que ser feito de maneira rápida, objetiva e eficiente. É aí que entra o método Elevator Pitch.

O professor da Escola de Negócios Insper, Adalberto Brandão, é especialista nesta técnica e explica que a expressão Pitch se relaciona à forma como se traduz um conceito ou uma ideia a alguém. Já Elevator, segundo o professor, diz respeito a como apresentar este conceito em poucos minutos ou até segundos, ou seja, no tempo de uma subida de elevador.

“Este método é muito usado para startups, mas no meio corporativo tem o poder de fazer com que os profissionais economizem mais tempo se comunicando de maneira objetiva e clara, lidando com o que é essencial para os seus projetos e negócios”, defende Brandão.

Para o especialista, o RH pode incentivar que cada um de seus executivos desenvolva apresentações de Elevator Pitch para as ideias mais centrais de seus departamentos e áreas, ou seja: que saibam explicar em poucos minutos seus projetos de maneira convincente e prática.

Abaixo, o Portal Competência selecionou algumas etapas para a elaboração de uma apresentação de Elevator Pitch. São orientações extraídas do estudioso norte-americano Audrey Watters, expostas no artigo “The Art of the Elevatoer Pitch: 10 Great Tips” (disponível em:http://readwrite.com/2010/04/16/the-art-of-the-elevator-pitch-10-great-tips#awesm=~oI6VWZtA2Nsjye).

1. Seja sucinto. Watters cita que um adulto consegue manter atenção plena em uma conversa por cerca de oito segundos. Desta forma, é preciso, logo na primeira frase, transmitir a essência da sua ideia, como em um slogan inicial.

2. Faça ganchos. Já nos primeiros segundos, também faça ganchos com assuntos que irão se desenvolver no restante da conversa. Como um sumário. Crie expectativa. Isso fará com que a pessoa deseje ouvir o restante do que você tem a dizer.

3. Fale de seu projeto e não de você. Não fique destacando suas realizações ou habilidades pessoais, além de soar prepotente, tira as pessoas do foco do seu projeto.

4. Livre-se dos detalhes. Concentre-se no objetivo central da sua apresentação e, nesta etapa, não dê destaque a pormenores. Eles podem fazer com que você esqueça para que está ali.

5. Use uma linguagem simples. Não sobrecarregue as pessoas com terminologias técnicas, palavras difíceis ou jargões corporativos.

6. Pratique sua apresentação. Ensaie seu Elevator Pitch para que, quando a oportunidade de apresenta-lo chegar, você se encarregue dela como quem está preparado para isto.

7. Escreva o seu discurso. Isso fará com que você aprimore sua capacidade de transmissão de ideias.

8. Revise seu material. Após escrever, leia, releia e revise. Não tenha medo de atualizar seu discurso se achar conveniente.

9. Contextualize. Procure mostrar como a sua ideia pode impactar determinada situação na prática. Revele o contexto atual e a mudança que virá da aplicação de seu projeto.

10. Ouça. Ouvir é tão importante quanto falar. Após a sua apresentação, deixe a ansiedade de lado e escute o que as pessoas têm a dizer. Construa com isto redes fortes e aprimore seu Elevator Pitch por meio deste feedback.



Redação, Portal Competência