Esqueceu sua senha?

Portal Competência

18 de setembro de 2013
Eduardo Ferraz


O desafio de encontrar seu lugar no mercado profissional

Você já se perguntou se seus ideais se encaixam com a vida que está levando?

O desafio de encontrar seu lugar no mercado profissional

Você já se perguntou se seus ideais se encaixam com a vida que está levando?

Você está satisfeito com sua carreira, emprego ou profissão? Você tem a sensação de que poderia assumir outras funções, mas não sabe por onde começar?

Muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza se está no lugar mais adequado, e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira. Toda essa angústia é gerada pelo autoconhecimento limitado que induz a falsas expectativas, decisões equivocadas e, consequentemente, a resultados ruins.

Pense bem: o que o faz diferente da maioria? Quais são suas características mais marcantes? Que ferramentas você possui para conseguir as coisas que almeja? O que gostaria de mudar?

Na sequência, listo os dez passos para encontrar seu lugar no mercado profissional e conquistar excelentes resultados. Eles estão detalhadamente descritos, por meio de teorias e testes práticos, em meu novo livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”:

1- Conheça sua personalidade

Tudo o que você conseguiu até agora e tudo o que ainda espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade. Na verdade, ela é seu patrimônio mais importante. Portanto, é fundamental estudá-la a fundo, pois o autoconhecimento lhe dará o poder de decidir o que fazer de sua vida.

2-  Controle seus filtros

Criamos filtros mentais que distorcem nossa visão da realidade para que nos sintamos mais seguros e protegidos. O problema é que eles nos induzem a muitas tomadas de ação equivocadas. Quanto mais você prestar atenção em seus filtros, menos efeitos negativos eles terão.

3- Aproveite seu perfil

Como você costuma ser? Mandão ou obediente? Sociável ou tímido? Calmo ou agitado?  Rígido ou flexível? Para se posicionar no lugar mais adequado é fundamental que você conheça seu perfil comportamental e utilize suas características mais marcantes pelo maior tempo possível.

4- Satisfaça suas motivações

Não force sua natureza! Para ser produtivo, é fundamental que você saiba os fatores que o motivam mais intensamente. Dinheiro, segurança, fama ou autonomia não funcionam igualmente para todos. Satisfazer seus anseios, muitas vezes inconscientes, fará muita diferença.

5- Use seus talentos

Será essencial que você descubra as atividades em que você se destaca naturalmente. Quanto mais você conseguir usar seus talentos e habilidades, mais fáceis as coisas serão.  Por isso, demonstre suas habilidades em todas as situações possíveis, sem se esquecer de que elas precisarão ser aprimoradas continuamente.

6- Intensifique suas atitudes positivas

Suas atitudes positivas funcionam como o pedal do acelerador para você se posicionar mais rápido onde almeja. O problema é que muita gente parece ter vergonha de mostrar suas qualidades e isso é um grande equívoco. Quando suas atitudes positivas são utilizadas e reconhecidas, sua carreira toma um impulso muito maior.

7-Reduza seus pontos fracos

Pontos fracos só são limitantes se estiverem prejudicando seu desempenho. É essencial identificá-los e ajustá-los para que você não fique estacionado, pois  eles funcionam como um freio de mão puxado e, em alguns casos, podem destruir sua carreira. Fique atento para que  diminuam a cada dia.

8- Invista no que vale a pena

Estudando como se formou sua personalidade, você verá que existem comportamentos que podem ser alterados e outros quase imutáveis.  Entender o que é possível mudar e o que deveria ser aceito será fundamental, pois você poderá usar sua energia para obter o melhor de si, sem desperdiçá-la com o que não vale a pena.

9- Faça prática deliberada

Depois de identificar qual é o seu “lugar certo”, você precisará se esforçar para chegar lá. Para isso, precisará aprimorar-se tecnicamente em sua profissão. Prática deliberada é todo preparo, esforço e treinamento que você faz especificamente para melhorar seu desempenho. Muita prática deliberada significará melhor desempenho. “Toneladas” de prática deliberada resultará na excelência.

10- Mostre-se

Agora é hora de mostrar ao mundo quem você é, buscando lugares em que seu estilo seja melhor aproveitado.  Sugiro que você seja explícito ao divulgar as principais características de sua personalidade, inclusive no currículo.

Os recrutadores adoram, pois conseguem extrair muito mais informações de quem tem um bom autoconhecimento.

Se você seguir este roteiro, terá grandes chances de encontrar o posicionamento profissional que mais se aproxima de sua personalidade e que lhe dará chances de ser muito bem-sucedido não só em sua profissão mas também em sua vida.



Eduardo Ferraz

É consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30 mil horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente. Para mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br www.facebook.com/eduardoferrazconsultor