Esqueceu sua senha?

Portal Competência

9 de julho de 2014
Recursos Humanos


Deixe o operacional com a tecnologia

Soluções de TI auxiliam o gestor de educação corporativa a se tornar mais estratégico

Deixe_o_operacional_com_a_tecnologia_pc

O gestor de educação corporativa da atualidade precisa estar perto da diretoria e da presidência da empresa, deve participar de reuniões da alta gerência, elaborar planejamentos de ações que causem impacto nos negócios e saber defender os resultados obtidos por suas estratégias.

Agora, responda: como este profissional terá tempo para todas essas atuações caso fique apenas administrando tarefas operacionais? Para auxiliar a área de desenvolvimento humano das empresas, diversas soluções de TI surgem no intuito de operacionalizar atividades burocráticas.

Entre as organizações que já têm se beneficiado e muito das soluções de TI na gestão educacional de pessoas está a Algar Tech, braço de tecnologia do Grupo Algar – companhia com 50 anos de atuação no mercado brasileiro nos segmentos de TI/Telecom, Agro, Serviços, e Turismo.

A tecnologia, entre outras ações, agiliza e potencializa os processos seletivos internos da empresa por meio de um programa chamado Formação Pré-Seleção, da DtcomWeb, elaborado pela Dtcom – Educação e Comunicação Corporativa.

Este programa capacita ainda mais profissionais já identificados como talentos potenciais para atender as demandas da organização. Todos os treinamentos são a distância, o que amplifica o seu alcance. Atualmente, são mais de 4,3 mil alunos ativos, concluindo, em média, 990 formações por mês.

Redução de custos e otimização de tempo são alguns dos benefícios citados pela Algar Tech, tendo em vista o universo de 10 mil colaboradores da empresa. “A aplicação do programa de Pré-Seleção melhorou consideravelmente o índice de aprovação nos processos seletivos internos”, afirma Wilsiane Barbosa, Analista de TH e Gestora da Plataforma de Ensino a Distância e Programas de Desenvolvimento da Algar Tech.

Para manter a excelência do atendimento ao cliente capacitando um número cada vez maior de colaboradores e oferecendo mobilidade educacional é que a Balaroti Comércio de Materiais de Construção beneficia-se das soluções de TI.

A empresa apresenta mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos, distribuídos em 23 unidades localizadas em Curitiba e RMC, Ponta Grossa, Florianópolis, Balneário Camboriú, São José, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. No intuito de oferecer formação a uma equipe tão grande e dispersa com a mesma qualidade de treinamentos, as ferramentas de educação a distância foram a solução encontrada.

Os custos com deslocamento de colaboradores diminuiu significativamente, enquanto a diversidade de treinamentos aumentou de maneira expressiva, abrindo espaço para ações cada vez mais estratégicas. Assim relata João Paulo, diretor de recursos humanos da Balaroti:

“Com esta diminuição de custos, poderemos investir na ampliação e diversificação da nossa Universidade Corporativa (UB – Universidade Balaroti). Nela ofereceremos, em parceria com a Dtcom, cursos técnicos, comportamentais e de gestão para disponibilizarmos na plataforma de treinamento dos colaboradores”.



Redação, Portal Competência