Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Saúde e Segurança no Trabalho


Dê um basta às doenças de inverno

Medidas tomadas no ambiente de trabalho evitam problemas de saúde

De um basta as doencas de inverno

No dia 21 de junho inicia a estação mais fria do ano. Porém, mesmo no outono, é possível sentir os reflexos de temperaturas mais baixas no ambiente de trabalho. Já neste período, se tornam mais freqüentes aquelas faltas justificadas por fortes gripes, viroses, inflamações na garganta ou crises alérgicas. Para evitar que doenças como essas se proliferem entre os colaboradores da sua empresa, existem algumas medidas de prevenção a serem tomadas. Telma Kuttner, médica especializada em Segurança do Trabalho, dá abaixo as suas orientações.

Resfriados, gripes, rinites, bronquites, asmas, sinusites e pneumonias. Além de elevar o número de faltas no trabalho, essas doenças fazem com que a produtividade dos colaboradores caia, pois, por vezes, trabalham em condições debilitadas. Na batalha pela prevenção de problemas de saúde como esses, a empresa tem as suas responsabilidades. Isso afirma a médica Telma Kuttner.

De acordo com Kuttner, os colaboradores devem ter consciência de alguns hábitos imprescindíveis que fortalecem o organismo contra as doenças de inverno. “Uma alimentação repleta de frutas e verduras e o consumo constante de água para promover muita hidratação são essenciais para prevenir problemas de saúde nessa época”, alerta a médica. Ela aconselha as empresas a promoverem palestras sobre esses temas a fim de informar os profissionais sobre atitudes saudáveis para colocar em prática neste período do ano.

Cuidados com a limpeza do local de trabalho também são essenciais, segundo Telma. A poeira é o grande vilão dos colaboradores e têm grande influência no desencadeamento das doenças respiratórias. A dica é evitar o uso do espanador e da vassoura e preferir os panos úmidos na manutenção dos escritórios. “Quanto mais limpo e arejado o ambiente de trabalho, menos riscos ele oferece à saúde de quem se encontra nele”, ressalta Kuttner.

Disponibilizar álcool em gel de maneira prática aos colaboradores e promover campanhas de vacinação são outras estratégias apoiadas pela médica do trabalho. As empresas podem oferecer a aplicação de vacinas gratuitas ou com preços acessíveis dentro da própria estrutura da organização.



Redação, Portal Competência