Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Administração


Cuide das mães da sua empresa

Garantir o bem estar de profissionais com filhos traz benefícios para a organização

Cuide das maes da sua empresa

Com a escassez de mão de obra qualificada no mercado, as empresas não podem mais se dar ao luxo de não contratarem mulheres com filhos. Além do que, entre as colaboradoras que são mães, existem excelentes profissionais. Conciliar a rotina familiar com o trabalho, porém, continua sendo uma tarefa árdua para muitas dessas mulheres. Para auxiliá-las nessa missão, as empresas têm a sua responsabilidade. Abaixo, especialistas dão algumas dicas aos departamentos de recursos humanos.

Susana Azevedo é especialista em Coaching Pessoal e Profissional. Ela defende que as empresas assumam uma postura de maior flexibilidade com as colaboradoras que são mães. “O importante é que os objetivos profissionais estejam garantidos. Se esses objetivos forem cumpridos por essas mulheres, a flexibilidade é produtiva. Se não houver essa compreensão por parte das empresas, elas vão perder pessoal a médio e longo prazo ou terão trabalhadores sem compromisso”, explica Azevedo.

Em concordância com a opinião de Susana Azevedo está Raquel Marques. A executiva é membro da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo e blogueira do canal Mulheres Empreendedoras. Para Marques, as colaboradoras que são mães se sentem mais comprometidas com a empresa quando a organização não se apega com rigor ao local onde a tarefa será feita ou ao horário fixo do expediente.

As empresas que oferecem condições favoráveis às profissionais com filhos e as mantêm em seu quadro de colaboradores, só têm a ganhar, de acordo com Suzana Azevedo e Raquel Marques. As duas entrevistadas levantam diversas qualidades e diferenciais de mulheres que já passaram pela experiência de ser mãe. Entre elas, estão: a capacidade de definir prioridades, a facilidade de se adaptar a diferentes situações e pessoas, a sensibilidade e empatia nos relacionamentos, entre outros aspectos.

Benefícios que fazem a diferença

Quando o número de colaboradores com filhos dentro de uma empresa é expressivo, vale levantar a possibilidade de oferecer os benefícios abaixo:

  • Vale-creche ou manutenção de creche dentro da estrutura da empresa
  • Auxílio na compra de material escolar por meio de parceria com papelarias ou fornecimento de vale
  • Atividades recreativas para crianças em eventos que a empresa realizar fora do horário normal de expediente
  • Brindes ou eventos em datas comemorativas como Dia das Crianças e Dia das Mães
  • Disponibilizar mural com fotos da família dos colaboradores para tornar o ambiente de trabalho mais receptivo


Redação, Portal Competência