Esqueceu sua senha?

Portal Competência

3 de dezembro de 2014
Portal


Gestão para pequena e média empresa

Entramos definitivamente na Era da Informação e a Comunicação é uma ferramenta indispensável

Gestão para pequena e média empresa

Atualmente, contar com uma Comunicação de qualidade torna-se um imenso diferencial para as empresas, que procuram tomar a dianteira das novas condições da economia e da sociedade para alavancar resultados. Estratégico não somente para os grandes, mas especialmente para os médios e pequenos negócios, o setor cresceu 17% em 2012 no Brasil, segundo último levantamento da Abracom, e as previsões sobre seu futuro se multiplicam. A mídia impressa estará mesmo em declínio? Com o avanço da tecnologia e a democratização do acesso à informação, a aposta mais interessante para porta-vozes e anunciantes serão os pequenos veículos e mídias digitais ou ainda os meios tradicionais?

O que percebo dos mais recentes movimentos do mercado já vem sendo minha intuição há tempos: a necessidade de reinventar as estratégias de comunicação e marketing é imperativa, mas este processo não se pode dar de maneira precipitada. Seres humanos se comunicam como nenhuma outra espécie, isto nos define e impele ao desenvolvimento. Mas não podemos esquecer que levamos algum tempo para nos acostumar aos novos ambientes, e nos adaptamos a eles de maneira contínua. Para responder às mudanças, precisamos compreender o processo pelo qual estamos passando.

A modernização se dá com a multiplicação dos meios, que já não são apenas o jornal, o rádio e a televisão. Com isso, é indispensável flexibilizar as linguagens, adaptando-as às novas ferramentas de comunicação. Os profissionais, por sua vez, precisam investir em sua formação e ampliar seu leque de habilidades, atentos às demandas do mercado. Além disso, e o que considero mais importante: a necessidade de customizar as soluções para cada escopo. Se um dia sequer existiram, as receitas prontas perdem ainda mais espaço na Era da Informação, esta cada vez mais complexa.

Dentro deste quadro, identifico três características fundamentais para a Comunicação do futuro:

Interatividade

Para serem atraentes aos consumidores, as mídias têm o dever de abranger elementos dinâmicos de participação. Usuários de todos os perfis querem ter papel ativo nas redes, apontando erros e acertos, dialogando com o conteúdo, e mais importante: compartilhando suas mídias favoritas.

Tecnologia

Esta veio para ficar. Televisões digitais, celulares, notebooks e tablets são aparelhos amplamente utilizados na comunicação contemporânea, e tornam-se cada vez mais massificados. Desta forma, abre-se um potencial gigantesco para as novas linguagens publicitárias, assim como estratégias de marketing e relacionamento integradas.

Conteúdo

Realmente chama a atenção à dificuldade em encontrar conteúdo de qualidade na mídia, seja informativa ou publicitária. Quem quer se destacar deve investir imprescindivelmente em formação acadêmica e cultural, em se tratando das universidades e do interesse social, e no aprimoramento de pessoal, do ponto de vista das organizações.

Como conclusão desses pensamentos, ressalto que existem diversas ferramentas pelas quais a comunicação de uma empresa de pequeno e médio porte pode ser desenvolvida e melhorada, com os vários públicos com que interage. As atividades de Assessoria de Imprensa (Relações com a Mídia) e Comunicação, por exemplo, têm sido aperfeiçoadas para estabelecer novos patamares de relacionamento. Além disso, como fazem parte da sociedade, as empresas não devem se esquivar de ações de responsabilidade social, empreendendo projetos especiais que aumentam seu patrimônio intangível, incluindo aí investir no treinamento de funcionários. Os benefícios serão coletivos e os resultados – também no bolso – visíveis.



Redação, Portal Competência