Esqueceu sua senha?

Portal Competência

5 de novembro de 2014
Administração


Como elaborar um planejamento realista

Pesquisa revela que executivos têm dificuldade em executar ações idealizadas em planejamentos

Como elaborar um planejamento realista

O fim do ano se aproxima e, com ele, a necessidade das empresas elaborarem seus planejamentos para 2015. Nesta hora, não basta pensar em ações criativas e inovadoras e metas ideais para a empresa. É fundamental planejar aquilo que é possível de ser colocado em prática pela sua equipe e dar condições aos profissionais de atingirem os objetivos propostos.

Uma pesquisa do Grupo Empreenda – realizada com 51 diretores executivos e 143 profissionais de RH em agosto deste ano – identificou que 46% dos entrevistados têm dificuldades em executar estratégias almejadas em planejamentos. César Souza, presidente do Grupo, aponta a falta de disseminação das metas e estratégias das empresas como um dos principais estopins dos dados acima.


Saiba mais em: Valorize a ouvidoria interna


Implementar algo que não é compartilhado é utópico. O maior remédio para a execução de uma estratégia se resume em duas palavras: rumo e integração. É imprescindível compartilhar o rumo e as equipes precisam de um grau de integração muito maior”, sugere César.

Wilmar Lima é Diretor de Operações da FH, empresa especializada em implementação de soluções de tecnologia. Ele cita alguns caminhos trilhados por ele para planejar ações próximas da realidade da organização e zelar pelo cumprimento das metas.

Segundo Lima, a FH possui um macro planejamento até 2017, porém, anualmente eles revisam suas ações e especificam metas de crescimento. “Nós tomamos como referência o tamanho do mercado, nosso histórico de vendas, o crescimento de nossos clientes e consultamos os diretores responsáveis por cada unidade de negócios para, juntos, definirmos metas realistas para cada área”, explica o diretor.


Saiba mais em: É possível prever o futuro da sua empresa?


Em concordância com o presidente do Empreenda, Wilmar Lima também se preocupa com a disseminação do planejamento para toda a equipe envolvida em sua execução: “Para alcançar as metas, cada time da empresa tem um objetivo, realizamos reuniões mensais para transmitir aos gerentes de áreas suas metas e acompanhar a execução do planejamento que cabe a eles”.

O acompanhamento mensal da execução do planejamento da empresa tem sido colocado em prática pela FH há um ano e, segundo Wilmar, já tem dado resultados: “os colaboradores passam a ter uma consciência maior do que precisam fazer para cumprir seus objetivos. Suas metas não são mais apenas números a serem alcançados, eles passam a entender a estratégia e se engajam ainda mais”.



Redação, Portal Competência