Esqueceu sua senha?

Portal Competência

15 de julho de 2014
Jorge Matos


Carreira não é só salário

É muito importante ter satisfação com as tarefas que realizamos em nosso cotidiano

Carreira_nao_e_so_salario_pc

Pensar no bem estar do seu dia a dia é tarefa fundamental para uma vida feliz. Porém, muitas pessoas parecem não se lembrar disso, ao colocar o salário como foco principal de sua escolha profissional. Se pararmos para pensar, a maioria de nós, trabalhadores, passa mais tempo no ambiente de trabalho do que com pessoas do nosso convívio pessoal, como familiares e amigos. Por isso, é muito importante ter satisfação com as tarefas que realizamos em nosso cotidiano, inclusive para a nossa saúde mental e física.

O pontapé inicial para a realização profissional de qualquer indivíduo é tomar conhecimento de qual a sua essência, de ao perguntar: “Quem sou eu?”. Quando de fato o indivíduo se conhece, qualquer atitude tomada a partir desse embasamento será muito mais segura e com grandes possibilidades de ser a mais certa possível para o sucesso do mesmo.

No entanto, salário pode ser uma grande fonte de atração, mas em longo prazo aquele imã se torna um verdadeiro vilão se a escolha foi só focada no contra cheque. Passar longas horas do dia fazendo o que não traz prazer algum é, de fato, destruidor. Por isso, é fundamental para cada pessoa, buscar como tarefa diária de trabalho algo que combine com o seu perfil. Sendo assim, certamente, essa será a escolha mais saudável e inteligente.

Não esqueça, antes de escolher qualquer caminho profissional ou até mesmo pessoal, busque antes de tudo se conhecer, saber quem você é, para então saber o que é melhor pra você e como e por onde fazer suas escolhas. E lembre-se, salário algum consegue pagar o seu bem estar diário.



Jorge Matos

Mestre em Gestão Empresarial pelo ISCTE / FGV e formação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FESP-UPE. Atuou como Executivo do Grupo Accor, Grupo Industrial João Santos e IT Companhia Internacional de Tecnologia e executou diversos projetos nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Gestão de Mudança e Educação, Vendas e Atendimento para empresas. Atualmente, é Presidente da ETALENT, Professor da FGV e Autor do Livro Talento Para a Vida.