Esqueceu sua senha?

Portal Competência

28 de agosto de 2013
Andréa Schoch


As Características do Gestor de Pessoas e do Educador Corporativo

Do F ao N – Pura inspiração

Gestor de Pessoas

Do F ao N – Pura inspiração

No artigo da semana passada apresentei de A a E, as  características do Gestor de Pessoas e do Educador Corporativo, gente comprometida com o desenvolvimento de pessoas. Seres humanos que estão para além das tarefas das organizações, não pensam apenas na partida ou na chegada, mas pensam no processo, no durante. Como já dizia Guimarães Rosa: “A coisa não está nem na partida nem na chegada, mas na travessia”.

Hoje, pensando em quem pensa na travessia, em quem escolheu ser um Gestor de Pessoas ou um Educador Corporativo, apresento novas características, que vão, agora, de “F ao N”.

Se você já é: Antenado, Bom ouvinte, Competente, Determinado e Educador, lá vão mais nove características que também fazem parte deste rol. Não são fáceis, porém são necessárias ao perfil de pessoas que trabalham para desenvolver e gerenciar pessoas. Mergulhe, inspire-se e aplique:

Flexível – aquele que se dobra sem se quebrar. Eu gosto do termo “resiliente”, que foi emprestado da física e significa: Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. No sentido figurado, que nos interessa, quer dizer: “Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.”

Gente boa – aquele que tem um olhar de bondade, que é admirado por tratar as pessoas com consideração e empatia.

Habilitado – pessoa que realiza as atividades com maestria e rapidez.

Inspirador – pessoa cheia de entusiasmo, que contamina outros com sua forma de ver o mundo. Vale lembrar que ser entusiasmado significa: “Deus dentro de você”, isto é, uma força maior e potente que te impulsiona.

Jeitoso – aquele que é apropriado, sabe como se lançar, como se portar. Jeito vem de “Jactus”, do Latim, que significa “Lançamento”.

Know-how – é aquele que tem com ele o saber e o fazer. Tem conhecimento e aplica, discursa e realiza, faz acontecer.

Líder – pessoa capaz de inspirar outras pessoas com seu entusiasmo. Pessoa que por seus valores e prática influencia e gera resultado.

Motivado – aquele que tem motivos, razões e crenças para agir.

Nadador-salvador – de forma figurada quer dizer aquele que está sempre acompanhando as pessoas da organização, pronto para resgatar aqueles que precisam de ajuda.

E, falando em nadador, me lembrei de que este mar de características vai longe… Na próxima semana navegamos um pouco mais. Até lá!



Andréa Schoch

Andréa Schoch é mestre em Educação pela PUC/PR, especializada em Educação a Distância. Trabalha há 20 anos com educação formal e há 15 anos com educação corporativa. Foi bolsista da Capes e pesquisadora do CNPq. Aprecia a psicologia, tem fé na vida, acredita na possibilidade de desenvolver pessoas via educação. Trabalha há seis anos na Direct to Company (Dtcom), empresa líder em capacitação a distância.