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Portal Competência

9 de outubro de 2013
Silvia OSSO


O bom profissional começa pela sua imagem pessoal

O sucesso profissional muitas vezes é medido pela imagem e marketing pessoal, independente da roupa, relógio, carro ou notebook

O bom profissional comeca pela sua  imagem pessoal

A energia positiva e o entusiasmo pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam.

Para ter êxito na carreira, os profissionais precisam desenvolver marcas pessoais que os diferenciem da multidão de concorrentes, igualmente capacitados, do ponto de vista técnico. Isso significa que além de ser tecnicamente apta a pessoa precisa desenvolver e ser capaz de exercer, no mundo real, social ou profissionalmente, outras capacidades. Dentre elas a de se relacionar, comunicar e interagir com outras pessoas, de diferentes áreas técnicas, culturas, costumes e crenças. Por isso, o mercado de trabalho ser tão seletivo nas contratações. Muitas vezes as dinâmicas de grupo utilizadas nos processos seletivos têm pesos muito maiores do que a óbvia constatação técnica. Ou seja, além de ser bom naquilo a que se propõe, a pessoa dever ser capaz de “parecer que é”. Em outras palavras, deve demonstrar o que é, comportamental, relacional, na comunicação e na sua imagem pessoal.

O marketing pessoal é uma ferramenta importantíssima na vida de uma pessoa e mais ainda na do profissional.

Saber como se posicionar, cuidar da imagem e desenvolver um marketing pessoal são estratégias fundamentais para se destacar no mercado. Esta é uma preocupação que não tem idade e está relacionada a todos os tipos de cargos e funções.

Para enfrentar esta exigência de uma sociedade cada vez mais visual, lembramos abaixo alguns aspectos que ajudam a transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental:

  • Tenha consciência corporal: uma postura correta transmite a impressão de segurança e confiança ao interlocutor;
  • Use formas de expressão corretas: evite falar perto e/ou alto demais, não use o gerúndio; evite expressões de novelas ou populares, e nunca use palavrões e gírias;
  • Cuidado com modismos: atenção aos modismos visuais como  brincos,  piercing e roupas muito vistosas. Discrição e o bom senso têm que prevalecer;
  • Atenção para com a maquiagem: mulheres devem usar  com parcimônia a maquiagem aos 20 anos, fazer alguns pequenos corretivos aos 40 anos e sofisticar aos 50 anos;
  • Sobriedade nos acessórios: cuidado com relógios, pulseiras e brincos  muito extravagantes.Utilize sapatos apresentáveis, nunca use meias brancas( para homens) ou desfiadas;
  • Cuide das cores: tente usar cores discretas e neutras. Evite as muito vibrantes. Tenha roupas bem acabadas e estruturadas. Invista em bons tecidos que tenham boa durabilidade;
  • Atenção para com as roupas: cuidado com o comprimento das saias (nem muito curtas e nem muito longas); evite os decotes, as transparências e os babados. Não usem calças desbotadas; camisas muito extravagantes e nem muito coloridas;
  • Use o celular com discrição: sempre desligue em reuniões; se precisar deixar ligado, informe que está aguardando uma ligação e deixe-o no modo “vibrar”; sempre se identifique e pergunte se a pessoa pode atendê-lo antes de iniciar a conversa; cuidado com os toques engraçados e espalhafatosos;
  • Cuidados com os cabelos: mulheres devem estar sempre com o cabelo bem cuidados, cortados  e de preferência presos ( se longos)procurando não movimentá-los muito ao conversar.Homens devem  ter atenção com a barba, que  deve estar bem escaneada e com os cabelos bem cortados.
  • Ao telefone: sempre sorria, a pessoa do outro lado perceberá a sua postura simpática. Não fale alto demais, seja breve.

Além de criar uma imagem ligada à credibilidade e competência, procure estar sempre pronto e capacitado para a concretização dos seus objetivos. Lembre-se que o que faz a imagem profissional e pessoal não é o que a pessoa tem, mas a forma como ela se comporta:

  • É quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
  • É ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
  • É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
  • É  cumprimentar as pessoas , desde  o porteiro do prédio às pessoas que estão no elevador. É lembrar-se do aniversário dos amigos.
  • É não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir ou perfumar.
  • É olhar nos olhos do seu interlocutor.
  • É desligar-se do celular, quando estiver sentado à mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
  • É ter palavra, ser grato a quem o ajuda; correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não seja correta e que o impeça de mostrar o quanto sua imagem pessoal é realmente verdadeira.



Silvia OSSO

É palestrante e consultora de empresas. Jornalista , especialista em varejo,é autora dos livros Atender bem dá lucro ; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e do DVD Etiqueta Empresarial.Contato via e-mail: siosso@uol.com.br . Para adquirir meus livros : www.lojacontento.com.br