Esqueceu sua senha?

Portal Competência

18 de março de 2014
Eduardo Ferraz


Autorrealização profissional

Um sonho possível

Autorrealizacao profissional

“O que uma pessoa poderá ser, deverá ser”. Essa frase de Abraham Maslow resume um dos mais importantes anseios dos seres humanos: expressar ao máximo suas potencialidades. Consciente ou inconscientemente, preencher essa necessidade é o nosso maior desejo.

Autorrealizar-se é a motivação mais complexa e profunda, pois desperta no indivíduo a vontade de cumprir seu propósito de vida. A natureza da profissão é importantíssima, pois quando essa motivação é preponderante, a pessoa procura utilizar intensamente suas melhores habilidades para trabalhar.

Os músicos devem fazer música; os desenhistas, desenhar; os autores, escrever e os líderes, comandar, se quiserem ficar em paz com eles mesmos. “O que os seres humanos podem ser, devem ser. As pessoas autorrealizadas têm uma consciência clara sobre seus impulsos, seus desejos, suas opiniões e ações como um todo”, dizia Maslow.

Entre as características dos indivíduos profissionalmente autorrealizados, podemos citar:

  •  Têm boa percepção da realidade;
  • Conhecem seu propósito de vida;
  • São profissionalmente bem resolvidos;
  • Aceitam críticas sem se abater;
  • Analisam as consequências de seus atos;
  • Sentem profunda paz de espírito.

Parece ser uma descrição de gente de outro mundo, mas não é! O processo de autorrealização normalmente é lento, gradativo, exige experimentação constante, demora muitos anos – às vezes décadas – e nunca acaba. Gente “normal” tem algumas dessas características e pode adquirir todas por meio do autoconhecimento e do aperfeiçoamento contínuo. Certamente, a recompensa valerá o esforço.



Eduardo Ferraz

É consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30 mil horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente. Para mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br www.facebook.com/eduardoferrazconsultor