Esqueceu sua senha?

Portal Competência

12 de setembro de 2014
Jorge Matos


O autoconhecimento e a qualidade das decisões na vida

Muitas vezes nos pegamos paralisados, pensando: “E agora, qual dessas opções, devo seguir?”

O-autoconhecimento-e-a-qualidade-das-decisoes-na-vida

Nós fazemos nossas escolhas, e nossas escolhas fazem nossa vida. Se pararmos para pensar, as escolhas estão presentes tanto nas pequenas como nas grandes situações, e em todos os momentos do nosso dia a dia. Para algumas pessoas, decidir é fácil. Para outras, escolher é uma tarefa árdua, que requer tempo e, às vezes, nem com tempo a pessoa se sente satisfeita com sua decisão, e acaba se sentindo perdida, vazia. Mas por que isso acontece?

Diante desse cenário, saber quem você é, acaba sendo passo fundamental para saber aonde ir e de que forma trilhar essa caminhada. A falta do Autoconhecimento para a vida do indivíduo pode trazer consequências devastadoras, principalmente se as escolhas feitas forem baseadas em um “eu idealizado” e não no “Como eu realmente sou, como é minha essência”.

Conhecer a si mesmo auxilia de forma positiva qualquer que seja a escolha que o indivíduo venha a fazer em sua vida, desde as mais simples até as mais complexas. Quando eu sei qual é a minha natureza, saberei o que me dá realmente prazer, e qual escolha fazer a partir de então.

Não podemos esquecer que para cada escolha que fazemos na vida, uma renúncia naturalmente acontece, e esse sentimento de renunciar representa uma perda; nesse caso, não há solução, pois, de fato, a cada escolha que fazemos,outra opção fica para trás. Escolher é decidir entre um caminho ou outro. Porém, esse sentimento de “abrir mão” pode ser minimizado e consideravelmente compensado quando a escolha está mais de acordo com a sua essência.

É natural que o ser humano opte pelo que lhe dá prazer e procure se afastar do que lhe possa causar dor.

Fazer escolhas conscientes e alinhadas com seus verdadeiros valores e desejos mais profundos, em busca de um trabalho e uma vida com mais propósito, é de fato uma escolha de sucesso.

E é sempre bom lembrarmos que, como somos um produto de uma série de escolhas que fazemos ao longo da vida, o nosso futuro será produto das escolhas que estamos fazendo no presente. Desse modo, nós fazemos as nossas escolhas, e as nossas escolhas nos fazem.



Jorge Matos

Mestre em Gestão Empresarial pelo ISCTE / FGV e formação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FESP-UPE. Atuou como Executivo do Grupo Accor, Grupo Industrial João Santos e IT Companhia Internacional de Tecnologia e executou diversos projetos nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Gestão de Mudança e Educação, Vendas e Atendimento para empresas. Atualmente, é Presidente da ETALENT, Professor da FGV e Autor do Livro Talento Para a Vida.