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Portal Competência

18 de agosto de 2014
Marcelo Leal


Atenda como brasileiro, venda como americano!

Por Marcelo Leal

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No Brasil somos ligados em relacionamento. Precisamos e fazemos muita socialização: nos abraçamos, nos tocamos constantemente, conversamos muito. Mandamos e-mails e depois ligamos para ver se a pessoa recebeu, assim conversamos mais um pouquinho. Somos os reis das redes sociais.

Precisamos e damos atenção.

Isso não é ruim, ao contrário. Estrangeiros se contagiam com nossos sorrisos, nossa amabilidade, nossa receptividade, nossa maneira tranquila, feliz e “para cima” de viver e receber.

Em geral atendemos assim também nossos clientes. Em uma palavra: somos comunicativos.

Mas, como vendedores, precisamos unir esta capacidade de se relacionar bem com foco em resultado, planejamento e muita disciplina para administrar bem o tempo.

Aquele cafezinho é para mais uma conversa de amigos e troca de conversas sociais sobre a economia, o chefe, o futebol, o último capítulo da novela, ou é para sair com um próximo passo prático para gerar um novo negócio?

A conversa termina com um “Então tá, depois a gente se fala” (falar ainda mais?), ou com algum avanço na próxima etapa de venda?

Para vender, é preciso ser objetivo. Para manter clientes de forma duradoura, é preciso de um relacionamento caloroso.

Para resultados surpreendentes, precisamos unir ao nosso talento de comunicação envolvente o pragmatismo de quem não quer perder tempo para gerar negócios



Marcelo Leal

Marcelo Miranda Leal é vendedor, graduado em marketing na faculdade Opet, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Estação Business School, MBA em gestão de negócios pelo IBMEC. Atualmente é diretor da Vendas3i (www.vendas3i.com.br), autor do Blog Venda Leal, coautor do livro “Ser Mais Inovador em RH” e autor do Livro “Venda Fácil”. Também possui o blog pessoal www.vendaleal.com.br.