Esqueceu sua senha?

Portal Competência

7 de outubro de 2014
Portal


Assessoria de imprensa: fundamental ou opcional?

Entenda o papel desse serviço para agregar valor e blindar a imagem das empresas

Assessoria-de-imprensa-fundamental-ou-opcional

Muitas empresas quando passam por alguma crise e precisam cortar gastos, um dos primeiros serviços a correr o risco de sofrer com os cortes são os relacionados à área de comunicação, como a assessoria de imprensa, trabalho fundamental para posicionar a marca na mídia, superar crises de imagem e torná-la reconhecida por sua qualidade. Mas, muitas vezes os gastos com comunicação ainda são vistos como “supérfluos” por algumas empresas brasileiras, que não sabem a dimensão do valor intangível que a comunicação agrega à organização. Este cenário já mudou no mundo e nos últimos anos também no Brasil, onde as empresas passaram a ter mais consciência da essencialidade da comunicação corporativa para o sucesso da organização.

Essa visão ainda existe por falta de conhecimento relacionado ao mundo da comunicação ou pelas empresas não terem boas experiências com assessorias de imprensa no passado, por terem contratado profissionais que mais produziam notas do que geram verdadeiros resultados. Trata-se de uma cultura ainda existente em nosso país, mas que está mudando pelo empenho de algumas assessorias de mostrar sua competência e diferencial no mercado e por meio dos exemplos de empresas multinacionais que nos momentos críticos o último gasto a ser cortado é o com a comunicação, afinal ela é fundamental para superar crises, seja qual for a sua origem.

No mundo da informação, quantidade não é melhor do que qualidade. Algumas assessorias, por falta de planejamento, produzem muitos releases como se a divulgação deles fosse o resultado de seu trabalho. Mas, o release não deve ser vistocomo o fim, mais sim como o meio, ele é apenas mais uma ferramenta de divulgação que visa o posicionamento da empresa. E a utilização das ferramentas de assessoria de imprensa é feita de forma eficaz quando realizada por profissionais com grande experiência de mercado.

A assessoria de imprensa eficaz é uma peça importante para o crescimento da receita de uma empresa. Ela é responsável por tornar a marca referência em sua área de atuação, posicioná-la estrategicamente no mercado e torná-la conhecida cada vez mais pelo seu público-alvo. Além de produzir notas com informações relevantes para divulgação, constrói um relacionamento contínuo com os jornalistas dos veículos de grande expressão gerando oportunidades valiosas de matérias, e com a sociedade, principal responsável pelo sucesso de uma marca.

 

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.



Redação, Portal Competência