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Portal Competência

4 de agosto de 2014
Allan Degasperi


A aprendizagem nas organizações

Por Allan Degasperi

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É de conhecimento comum que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e exigindo dos seus participantes uma postura que promova a qualidade total dentro das ações da organização. Essas ações são transpassadas para a visão dos consumidores como: atendimento excelente, comprometimento da empresa com as causas do consumidor, satisfação na decisão da compra e consequentemente a indicação e fidelização da opinião dos consumidores junto a marca.

Essa excelência na qualidade das ações da organização só é possível com a valorização do maior patrimônio da empresa e nessa hora você se pergunta: qual o maior patrimônio da empresa? Seria o capital de giro? Os bens patrimoniais? A marca da empresa? Esse era o pensamento antigo sobre essa questão. Hoje, com a evolução da era da informação, temos como maior patrimônio da empresa, o capital humano, isto é, os trabalhadores inseridos no quadro de colaboradores da empresa. Se pararmos para pensar, sem a capacidade criativa, a inteligência emocional, habilidade de trabalho em equipe, habilidade de discernir e opinar das pessoas a empresa não conseguiria desenvolver suas atividades com excelência, não é mesmo?

A valorização do quadro de colaboradores só é possível com o contínuo treinamento e capacitação. Isso ocorre por meio da aprendizagem organizacional onde a empresa implanta um ambiente propício para o desenvolvimento e aprendizado dos demais colaboradores independentes da sua função dentro da empresa.

Para promover um ambiente corporativo que favoreça o aprendizado é necessário que os treinamentos sejam objetivos, que envolvam detalhes e características peculiares da empresa e do cotidiano dos colaboradores. Dessa forma os participantes conseguirão enxergar maior utilidade no treinamento e alcançarão os melhores resultados.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) define aprendizagem organizacional como: “o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.”

Um dos maiores desafios da vida empresarial nos dias atuais é conciliar a necessidade de manter o quadro de colaboradores atualizado, com a pressão em respeitar os prazos e o problema de desfalque da equipe na realização de suas funções durante a participação no proposto treinamento. Como solução para esse e outros problemas, diversas empresas estão utilizando o método de educação à distância com a aprendizagem organizacional, solucionando assim diversas dificuldades, entre elas, o gasto do deslocamento dos colaboradores para a realização do treinamento.

Essa junção das técnicas promove diversos benefícios e possibilidades de melhoria e crescimento.

Para aqueles que ficaram interessados nessa solução, explicarei melhor como isso ocorre no curso “A EaD na Aprendizagem Organizacional” que ministrarei gratuitamente por meio do site:A Aprendizagem nas organizações – novas visões



Allan Degasperi

É professor universitário, administrador de empresas, especialista em “Educação a Distância” e em “Docência e Pesquisa no Ensino Superior”. Pesquisador do ramo de inovação e educação a distância, e autor de cursos de atualização nessas áreas. Possui artigos publicados em congressos e periódicos. E realizou a produção técnica no livro “Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável em Santos” edição revisada que será lançado em 2014. Contato por meio do e-mail allan.dnox@gmail.com.