Esqueceu sua senha?

Portal Competência

13 de agosto de 2013
Jorge Matos


Aprenda para fazer

A prática é fundamental para consolidar o aprendizado

Aprenda-para-fazer

Grande parte do que aprendemos, vem da nossa infância, quando o aprendizado acontece fundamentalmente pelo fazer e sua repetição. Depois, ficamos adultos e achamos que devemos aprender como “gente grande”. É exatamente neste momento que começamos a fingir que aprendemos.

Outro fato importante é a prática. Esta é fundamental para consolidar o aprendizado. A repetição continuada e melhorada leva à maestria e o profissional a ficar melhor a cada dia. E quem não deseja ser o melhor profissional? Para isso, não podemos depender dos outros e esperar que algo mágico aconteça. Coisas mágicas acontecem sim, desde que façamos a nossa parte.

Vou citar uma frase que pode ajudar a todos nós. A frase é do ex-presidente americano John F. Kennedy: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”. Esta frase sempre norteou a minha vida e tentei sempre expandir para tudo que estivesse a minha volta – “O que eu posso fazer pelos meus pais, pelo meu filho, pelos meus amigos, pelos meus clientes, pelos que trabalham comigo e, por fim, por mim mesmo?”.

Acredito que a ideia do presidente era pedir às pessoas que não esperassem por algo vindo das empresas, dos pais, do governo, mas sim tomassem as rédeas de suas vidas. Uma vez que todos agissem desta maneira, seguramente teríamos pessoas e uma nação menos dependente e mais rica em todos os sentidos.

Temos que assumir nosso papel como AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO E MUDANÇA no mundo, e este é o meu convite a você.



Jorge Matos

Mestre em Gestão Empresarial pelo ISCTE / FGV e formação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - FESP-UPE. Atuou como Executivo do Grupo Accor, Grupo Industrial João Santos e IT Companhia Internacional de Tecnologia e executou diversos projetos nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Gestão de Mudança e Educação, Vendas e Atendimento para empresas. Atualmente, é Presidente da ETALENT, Professor da FGV e Autor do Livro Talento Para a Vida.