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Portal Competência

15 de setembro de 2014
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Afinal, o que é marketing de conteúdo?

O trabalho foca em centralizar e direcionar conteúdo para gerar mais resultados

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Se você trabalha com comunicação ou está sempre em busca de novidades sobre o tema na internet com certeza já ouviu falar de marketing de conteúdo. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de marketing se resume na gestão de redes sociais, visto que passamos tanto tempo nas redes recebendo conteúdo sobre tudo e de todas as formas possíveis. Mas, esta é uma visão equivocada, que ocorre porque, não só no Brasil, mas em vários outros países, ainda existe uma ideia pouco definida sobre essa atividade.

No grande mundo do marketing há o marketing de conteúdo, e dentro dele há a gestão das redes sócias que representa apenas uma de suas partes. O profissional desse segmento além de gerenciar o perfil de empresas nas redes sociais, gere todo o conteúdo da empresa. É esse profissional que cuida do site, do blog e de outros canais da organização, buscando otimizá-los de acordo com técnicas de SEO, indexando-os no Google, e gerando valor para os próprios canais da organização.

O trabalho é muito mais complexo do que se pensa. O marketing de conteúdo tem uma estratégia focada em centralizar e direcionar conteúdo para gerar mais resultados. O foco desse processo é o consumidor. É preciso atrai-lo para suas redes, blog e site para que ele conheça o que há de melhor no seu produto e se interesse por ele. Dessa forma, as chances de conversão são muito mais expressivas.

O marketing de conteúdo é mais amplo, abrangendo diversas ferramentas de comunicação da empresa. Dessa forma, a gestão de conteúdo nas redes sociais passa a ser apenas uma peça, importante, do tabuleiro do jogo da conquista de novos clientes.

 

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.



Redação, Portal Competência