Esqueceu sua senha?

Portal Competência

26 de novembro de 2013
Recursos Humanos


Abra suas portas para as famílias

Quais são as vantagens dos programas de divulgação

Abra suas portas para as familias

Os investimentos nos chamados programas Open House parecem cada vez maiores nas empresas de grande porte. Algumas delas têm separado profissionais de recursos humanos e comunicação para dedicarem-se especialmente a ações como essas. Realizam eventos de grande porte e fazem a manutenção do relacionamento com os familiares visitantes durante todo o ano, mantendo vivo o clima da ocasião. Por que tanto investimento nesta ação, afinal?

O site “Fantástica Fábrica Renault” foi desenvolvido exclusivamente para os familiares de colaboradores que visitam a organização. Neste espaço, eles agendam suas visitas, têm acesso a fotos e vídeos da ocasião e, por meio do Mural da Família, expõe os seus depoimentos sobre a experiência e tiram dúvidas sobre futuras visitações.

A empresa investe neste programa desde 2008. A ação já aproximou mais de 3,5 mil familiares de colaboradores da organização. Reforçando a mensagem de que cada colaborador é responsável por produzir carros fantásticos em uma fábrica dos sonhos, a empresa conquista as famílias, que acabam por reforçar a imagem positiva da organização junto ao profissional e à comunidade em geral.

A Landis+Gyr é outra empresa que, semestralmente, promove visitas dos familiares de seus colaboradores. Os visitantes conhecem a linha de montagem da fábrica e se aproximam do ambiente de trabalho do profissional. No horário do almoço, são premiados com uma grande refeição que une as famílias.

Para defender a ação, o Gerente de Recursos Humanos da Landis+Gyr ressalta: “quando os familiares conhecem o trabalho do colaborador e entendem o que ele faz, há mudanças no relacionamento. Eles passam a compreendê-lo melhor e apoiá-lo quando necessário”, afirma Luiz Barchechen em palestra sobre retenção de talentos promovida pela Ancham Brasil, em Curitiba, em novembro deste ano.

De acordo com a especialista em processos de Gestão de Pessoas e Retenção de Talentos, a consultora Marineusa dos Santos, as empresas têm percebido o quanto os relacionamentos familiares influenciam na produtividade do profissional e na imagem empresarial.

“Uma vez que este parente entende o que se passa no trabalho do familiar, fica mais leve e compreensível o convívio profissional e pessoal deste funcionário. Algumas empresas, inclusive, planejam essas visitas com o próprio colaborador explicando o seu dia a dia no trabalho, o que reforça o sentimento de orgulho da pessoa”, sublinha Marineusa, que também é diretora da MS Recursos Humanos.



Redação, Portal Competência