Como ganhar mais qualidade e eficiência na produção de material didático

Como ganhar mais qualidade e eficiência na produção de material didático

O material didático, como se sabe, é um dos pilares – quando não é “O” pilar – para o sucesso de um curso de Ensino a Distância. Por isso, a produção do conteúdo merece sempre atenção especial para que os alunos tenham o melhor suporte no seu processo de aprendizagem, mas também para que a Instituição de Ensino Superior possa ter um material didático capaz de atrair interessados e gerar novas matrículas. Por isso, o recomendado é não se acomodar e estar sempre em busca de novidades que sejam capazes de agregar qualidade e eficiência à produção do conteúdo.

 

Avaliação frequente do material didático

O primeiro passo neste sentido é criar uma rotina de avaliar o material didático. Deve-se identificar o que funciona e o que não funciona. Conta muito saber a opinião dos professores, dos monitores e dos alunos, principalmente, ainda mais nestes tempos de informação instantânea. Será que faz sentido um curso de Ensino a Distância oferecer conteúdos engessados, com pouca ou quase nenhuma possibilidade de troca para que a disciplina ganhe nova dinâmica?

Ao mesmo tempo, avalie também a forma como o conteúdo do material didático é produzido. O seu atual fornecedor está atendendo suas demandas como esperado? O que é que oferecido nas disciplinas permite que os professores e monitores tenham flexibilidade para diversificar o material compartilhado com os alunos ou falta variedade quanto ao tipo e ao formato do conteúdo? A qualidade do que é produzido pelo time de conteudistas é satisfatória?

Tudo isso deve ser levado em conta e caso haja algum tipo de insatisfação, mexer no material didático é a opção mais viável do que partir para uma mudança do ambiente virtual das aulas até por causa dos custos que isso envolveria. Neste sentido, qual o caminho para ganhar mais qualidade e eficiência na produção do material didático?

 

Dicas para ganhar mais qualidade e eficiência

Um dos pontos que devem motivar a Instituição de Ensino Superior na busca constante por mais qualidade e eficiência é que existe hoje uma grande disputa de atenção. Com os cursos de Ensino a Distância não é diferente.

O material didático briga com as notificações de aplicativos de mensagem e de redes sociais. Por causa disso deve-se investir em conteúdos atraentes e interativos que possam fazer o aluno permanecer atento, conectado no que está sendo apresentado. Para isso, o material didático precisa ser produzido levando em conta o comportamento digital dos alunos, agregando elementos com os quais eles estejam mais habituados até mesmo nos exercícios.

Por exemplo, em vez de longos textos, por que não slides com legendas explicativas que possam ser passados com facilidade do mesmo modo que se faz num post no Instagram?

Ou ainda, no lugar de um texto, videoaulas temáticas, de curta duração, mas reunidas em uma playlist que possa ser assistida na sequência e assim o material didático é apresentado de forma complementar, melhorando a captação do conteúdo.

 

Percebe o desafio?

No fim das contas, o que deve nortear a produção do material didático nos cursos de Ensino a Distância é a busca pelo diferente e pelo inovador, mas também pelo o que possa conquistar a atenção do aluno pela identificação com o que lhe é familiar em sua rotina digital. Criatividade é outra palavra-chave importante.

Ao mesmo tempo, as Instituições de Ensino Superior podem agregar qualidade com mais eficiência à gestão do material didático. A forma de fazer isso é explorar as possibilidades proporcionadas pelo uso das chamadas Disciplinas Digitais, como as que são oferecidas na plataforma WayCO, da DTCOM. Além do custo-benefício, com mais 5.000 assuntos organizados por objetivos de aprendizagem, esta opção amplia o leque de conteúdo de qualidade para o pacote de material didático dos cursos.

A plataforma proporciona também uma maior dinâmica para trocas e alterações de conteúdos com maior facilidade e agilidade. Ou seja, conforme o andamento do curso e as necessidades apontadas pelos próprios alunos, fica mais eficiente o trabalho do coordenador do curso que, usando a plataforma WayCO, pode entregar conteúdos mais relevantes e condizentes com o que pede cada disciplina.

 

Compartilhe conosco o que precisa melhorar no material didático da sua IES.

 

Assinatura Redação

 

Rolar para cima
Rolar para cima