Investimento em EAD: motivos para investir mais no Ensino a Distância.

Não é de hoje que o Ensino a Distância é uma realidade em todo o Brasil, contribuindo para a graduação de estudantes em diferentes áreas do conhecimento. A tendência é que o modelo cresça, atraindo ainda mais instituições e abrindo novas oportunidades para os interessados em ter um diploma no Ensino Superior ou uma segunda formação para atender uma demanda do mercado de trabalho. De qualquer forma, o maior investimento em EAD tende a ser inevitável para as instituições de ensino que já atuam no segmento e bons motivos para isso não faltam. É o caminho para atrair novos alunos, mas também para reter os atuais e até fazer com que sigam em outros cursos da instituição.

 

Possibilidade de inovar na oferta de EAD e explorar novas oportunidades

Com a internet cada vez mais presente, os brasileiros estão vendo e se acostumando com mudanças cada vez mais rápidas de plataformas e conteúdos. As novidades tecnológicas surgem e quase que imediatamente conquistam milhares e até milhões de fãs. O Instagram Stories é um exemplo disso. Virou mania praticamente assim que foi lançado. Ao observar mudanças como estas no universo digital, a instituição de ensino tem a certeza de que inovar é preciso. E o investimento em EAD deve passar por esta avaliação. Ou seja, ter mais cursos, mas não oferecer mais do mesmo.

 

A inovação pode vir do uso de plataformas que agreguem valor e que possam dar mais dinâmica ao conteúdo oferecido, sendo mais atrativo e cativante por parte dos alunos. Uma das possibilidades é explorar o é que proporcionado pela plataforma de disciplinas digitais do WayCO, desenvolvida pela DTCOM. Basicamente, o que a WayCO faz é revolucionar a rotina do EAD na instituição de ensino. Isso porque permite que a equipe de Ensino a Distância tenha a máxima produtividade, reduzindo custos e ampliando qualidade na produção de material didático interativo a partir do uso do conteúdo e da plataforma WayCO.

 

Atualmente, a WayCO possui mais de 5.000 temas organizados por objetivos de aprendizagem. Entre os parceiros da DTCOM que já utilizam a plataforma um dos grandes atrativos está na possibilidade de cada professor personalizá-la da forma que é mais adequada para seus alunos. A confiabilidade tecnológica e a possibilidade de usá-la para transformar o modelo de EAD são outras das virtudes da WayCO destacadas pelos clientes da DTCOM que já utilizam a plataforma.

 

Acesse o site de demonstração do WayCO.

 

Necessidade de agregar EAD a outro modelo de ensino

No caso de instituições que oferecem tanto o modelo presencial quanto o modelo a distância, o maior investimento em EAD pode ajudar a incrementar o “menu” oferecido aos alunos. Uma das possibilidades é seguir a tendência do Ensino Híbrido ou Blended Learning, que faz “junta vários aspectos para o aprendizado de origens, formatos e plataformas diferentes” e ajuda a colocar em prática conceitos como da sala de aula invertida.

 

Com EAD, este modelo dá ao aluno a possibilidade de ter um aprendizado mais personalizado, focado naquilo que realmente lhe interessa. O professor se torna um mentor e facilitador. Do outro lado, os encontros presenciais ganham novo contexto e maior importância porque será o momento de aplicar a teoria à prática, o que torna o aprendizado mais atrativo e o aluno, certamente, mais motivado.

 

É por questões como essas que o Ensino Híbrido vem sendo considerado um dos modelos de aprendizado mais promissores ao mesclar momentos presenciais com o uso de tecnologia, como os ambientes virtuais de Educação a Distância, ajudando a construir uma educação mais personalizada e mais assertiva. E para as instituições de ensino, isso significa explorar novas oportunidades e ampliar sua base de alunos a partir do investimento em EAD seguindo um novo modelo de aprendizado.

 

O investimento em EAD como parte da estratégia para retenção de alunos

Antes de partir para mais investimento em EAD, é importante que a instituição de ensino mantenha uma rotina de avaliação frequente dos cursos que oferece, sempre envolvendo também a equipe responsável pelas aulas e pelo material didático. É preciso conhecer mais sobre os alunos, aprender mais sobre seus comportamentos e interesses e assim ter pistas do caminho que pode seguir.

 

Com o feedback deles, fica mais fácil fazer o investimento com maior precisão e não tomar decisões baseadas apenas em “achismos” ou em benchmarking, quando nem tudo o que funciona numa instituição, funcionará em outra.

 

Por isso, uma das medidas necessárias é abrir canais ou ampliar, caso já existam, para interação. Se possível, promova uma pesquisa de satisfação com questões que possam resultar em dados valiosos na decisão sobre o tipo de investimento em EAD. Será que o problema está no conteúdo? O material didático agrada aos alunos? E a plataforma, como é avaliada?

 

Além disso, as razões que fizeram do Ensino a Distância um sucesso, como o custo-benefício e a flexibilidade para aprendizado em qualquer hora e local, em alguns casos, podem não ser suficientes nem para reter nem para incentivar matrículas em outros cursos. Os alunos podem desejar mais da plataforma, do conteúdo, da interação.

 

Deseja saber mais sobre as soluções de EAD da DTCOM? Quer conhecer mais sobre a plataforma WayCO? Fale conosco.

 

Assinatura Redação

 

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