Serious games: qualifique o currículo da sua IES

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Serious games: o que são, para que servem e como podem ajudar a sua instituição de ensino superior? Confira

 

“O jogo é um traço essencial, talvez o mais importante das sociedades humanas. Diferentemente dos outros animais que brincam, o homem é o único que faz conscientemente e durante a vida para obter prazer”.

 

A frase acima, do professor e historiador Johan Huizinga, leva em conta uma das características que mais nos diferenciam dos animais: o prazer. No caso, de jogar – ou brincar, como o educador coloca.

Você já parou para pensar como a indústria dos jogos cresceu nos últimos anos? O Brasil figura entre os 11 países que mais consomem jogos no mundo, movimentando R$900 milhões ao ano. São 61 milhões de brasileiros que jogam, segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames). E seu aluno pode ser um deles.

Por que não usá-los para ensinar? A pergunta é o objetivo central dos serious games. Confira abaixo o que são, para que servem e como eles podem ajudar sua IES a melhorar o currículo.

 

Serious games: o que são?

 O termo “jogo sério” – literalmente -, surgiu em 1970 e é criado com o intuito de não apenas divertir, mas com um objetivo maior, educar. No geral, são voltados aos “nativos digitais”, geração extremamente conectada.

As primeiras pesquisas com estes tipos de jogos têm a ver com a cultura da convergência, e foram no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Os resultados sugeriram que jogos podem ser um meio poderoso de aprendizagem.

Segundo o especialista Wilson Eduardo Cruz, da IBM, para ser “bem-sucedido”, um jogo sério precisa de três elementos: um “propósito, conteúdo e desenho”.

O propósito ou conceito, pode resolver necessidades de cognição, comportamento, percepção, técnica, teoria, habilidade, entre outras. O conteúdo é como o propósito será alcançado, a narrativa que será utilizada. Já o desenho engloba a forma de entrega de conteúdo, que pode ser um mundo virtual, jogo de interpretação, simulação, entre outros.

Ao unificar estas três esferas, o jogo conseguirá “atender as quatro características principais: desafio, exercício de habilidades, competição e sensação de progresso”, destaca.

 

Benefícios dos serious games

Segundo o Professor David de Oliveira Lemes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, os jogos sérios podem alterar o sistema educacional, pois “atrai as crianças nativas digitais para uma nova abordagem de conteúdos”.

A lista de benefícios, segundo o professor, vai de melhorias no “raciocínio lógico” até a solução de problemas. Isto porque, no jogo, o aluno precisa entender um conceito para poder seguir em frente. Em sala, caso não haja entendimento, o aluno vai progredir mesmo “sem compreender” por completo determinado assunto, defende.

Da educação básica à EaD, os jogos podem ser aplicados a qualquer área do conhecimento, diz o pesquisador da Universidade de Darmstadt, Stefan Göbel: “não há praticamente nenhuma área, na qual os serious games não possam ser usados”.

 

No currículo de EaD

 O Adaptive Learning é uma das tendências de EaD que desenvolvem o aprendizado.

Imagine produzir um jogo sério especialmente voltado para a disciplina do currículo de determinada IES, dentro do contexto de atuação e do perfil do aluno, dentro do contexto do adaptive learning? O nível de engajamento e aprendizagem dos educandos será, provavelmente, maior.

A partir daí é buzz marketing: atuais alunos mais engajados espalham os benefícios de estudar em uma IES que oferece cursos atrativos, com alto nível de qualidade. É a imagem da IES sendo comunicada de forma positiva pelo seu principal público.

Os serious games são uma ótima opção para qualificar o currículo de cursos de IES e, podem e devem ser usados em qualquer disciplina.

Se sua IES precisar de ajuda, conte com nossa expertise no desenvolvimento de jogos sérios: nosso Núcleo de Produção multidisciplinar já criou mais de 750 serious games.

 

 

Dica de leitura

Artigo – “Metodologia de Design de Jogos Sérios para Treinamento: Ciclo de vida de criação, desenvolvimento e produção”.

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