LMS: recursos apoiam retenção e crescimento de IES

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LMS ou AVA é parte essencial da EaD e seus recursos são diferenciais no processo de ensino-aprendizagem. Confira

O termo sempre está presente em grande parte dos materiais e bibliografia sobre o assunto. O Learning Management System (LMS) ou no português Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nada mais é que o “local” onde as aulas serão ministradas. Ou seja, uma plataforma que permite a criação de um ambiente educacional na web, com recursos avançados de apoio à aprendizagem.

O AVA permite que a EaD usufrua e explore a usabilidade de todos os objetos de aprendizagem, além disso, deixa o processo dinâmico, interativo e personalizado.

Segundo a pesquisadora Carmen Maia, logo quando surgiram, os ambientes eram basicamente páginas da web, com muito texto e pouca interatividade, e foram construídas de forma isolada nas IES.

Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias, os LMS tornaram-se plataformas que agregam inúmeros recursos. Hoje, segundo o Censo da ABED, tecnologia e inovação é a segunda área que mais recebe investimento por parte das IES com cursos totalmente a distância, perdendo somente para a produção de conteúdo.

A utilização de LMS vai desde cursos preparatórios para concursos, até cursos técnicos, profissionalizantes, livres, de extensão, em treinamentos corporativos, entre outros.

 

LMS e seus principais recursos

Antes de mais nada, é muito importante que a IES já tenha definido o projeto pedagógico. Isto ajuda na escolha do LMS, para que seja compatível com o que a instituição necessita: hoje, por exemplo, nem 50% dos AVA são integrados aos sistemas acadêmicos das IES, segundo o Censo.

Também, cabe destacar que não existe uma padronização que defina quais recursos o LMS terá.

 

 

Segundo a pesquisadora Carmem Maia, para administradores e supervisores, o AVA pode auxiliar desde o rastreamento de dados até a análise e geração de relatórios sobre usuários.

Os professores têm acesso ao “planejamento de curso, compartilhamento de informações com outros docentes, acompanhamento das atividades dos alunos e interação nas diversas comunidades de práticas disponíveis no LMS”, cita.

O aluno, por sua vez, tem disponível um universo didático completo que o auxilia no processo de aprendizagem, colocando-o em troca constante com demais colegas.

Cada plataforma possui diferentes funcionalidades, mas como destaca a pesquisadora, o LMS tem como objetivos principais “ampliar a comunicação entre alunos e docentes, bem como desenvolver uma nova metodologia de ensino”, que acabam por unificar recursos, independente de serem pagos ou gratuitos.

Já o pesquisador Silvio Carvalho Neto defende que existem dois tipos de funcionalidades para um LMS: de trabalho individual e de interação e comunicação.

Segundo ele, nas funcionalidades de trabalho individual, encontram-se:

 

Acompanhamento de atividades, serious games

Bloco de notas

Glossário

Histórico de atividades

Idiomas

Informações gerais

Links externos

Lista de participantes

Material para download

Mecanismos de busca

Personalização

 

 

Já, como funcionalidades de interação e comunicação, o pesquisador lista:

 

Ambiente 3D interativo

Área do estudante

Áudio e videoconferência

Blog

Chat e comunicador instantâneo

Comunidades de aprendizagem

E-mail

FAQ ajuda e FAQ inteligente

Fóruns de discussão

M-learning

Mural

Perfil do aluno

Sala de aula virtual

Whiteboard

Wiki

 

Dentre as principais vantagens do uso do LMS, destacam-se a adaptação simples e a reutilização de materiais ao longo do tempo, característica dos objetos de aprendizagem. Além disso, são diferenciais do AVA possuir interface customizável e layout responsivo, fator decisivo em tempos de mobilidade.

São inúmeras as possibilidades de uso para o LMS. E quando mais o planejamento pedagógico estiver alinhado ao perfil do aluno, melhor o AVA será personalizado e conseguirá atender ao processo de aprendizagem, aumentando, assim a retenção e crescimento da IES.

 

Dica de leitura

Tese de Doutorado – Dimensões de qualidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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