Como melhorar resultados turbinando o time.

Como melhorar resultados turbinando seu time

Uma das coisas mais legais que acontecem quando viramos o calendário para começar um ano novo é que, com o ritmo de trabalho não tão pesado, temos a chance de analisar o último ano e rever o planejamento do que está iniciando. Na lista de objetivos e metas de todas as empresas, é quase imperativo que “melhorar resultados” esteja lá, sejam esses resultados na área de venda, produção ou atendimento ao cliente.

Por isso, fizemos um texto para ajudar você a montar algumas estratégias a fim de incentivar o seu time a fazer melhor neste ano que se inicia.
Confira abaixo:

 

1. Planejamento é sempre a palavra-chave

Uma das formas mais eficazes de inspirar seu time é saber ajudá-lo a entender como, exatamente, ele pode melhorar seus resultados. Para isso, mais uma vez a palavra-chave é planejamento. A princípio, é importante que o gestor consiga fazer uma análise detalhada dos resultados e do comportamento atual da equipe. A ideia é entender com precisão onde estão os pontos que precisam de melhoria.

Depois, é necessário ter um desenho exato da situação ideal. Incentive seu time a participar do planejamento para chegar a essa situação ideal. Ao fazê-lo, a equipe será capaz de perceber seus próprios pontos fortes e fracos, identificar maneiras de compensar esses últimos.

 

2. Invista em treinamentos, cursos de atualização e educação continuada

Muitas vezes, a desmotivação da equipe vem da compreensão de que suas tarefas diárias são repetitivas e, bem… desgastantes. Quando isso acontece, treinamentos e cursos ajudam os colaboradores a renovar o olhar sobre seus compromissos diários e melhorar resultados.

A motivação vem com a sensação de renovação. Invista especialmente nos cursos que tragam novidades da área, que apresentem novas soluções para questões rotineiras. Otimize seu investimento em cursos baseados em e-learning. Aproveite as informações que os Ambientes Virtuais de Aprendizado têm a oferecer sobre o perfil das pessoas que formam sua equipe; entenda como aproveitar o melhor de cada uma delas. Use todo o potencial das Trilhas de Aprendizagem personalizadas e da aprendizagem sob demanda. E não esqueça de “manter os olhos no prêmio”: a aplicabilidade do conhecimento no contexto organizacional.

 

3. Aprenda a usar o melhor do Gamification para melhorar resultados

Gamification – ou gameficação – é uma prática comumente aplicada à educação corporativa. Contudo, aqui, nos dedicamos a falar sobre como com um pouquinho de criatividade esse mesmo método pode ajudar a melhorar o clima da sua equipe. Estude gamification e aprenda como aplicar a prática ao dia a dia de sua empresa ou corporação.  

Neste outro artigo do Blog DTCOM, listamos três principais características do método e explicamos como elas podem potencializar o aprendizado. Você pode lê-lo na íntegra clicando aqui. As mesmas três características, contudo, podem ser adaptadas à rotina corporativa.

A primeira, e uma das mais importantes partes dessa metodologia, é o reconhecimento. Em entrevista à Época NEGÓCIOS, o filósofo e autor do livro “Por Que Fazemos O Que Fazemos” Mário Sérgio Cortella fala sobre como o reconhecimento é muitas vezes mais importante que o salário na hora de manter uma equipe motivada. Por isso, o gamification pode ser uma ferramenta extremamente valiosa, tanto dentro do contexto da educação corporativa quanto fora.

Outra característica que pode ser adaptada é o esclarecimento detalhado de como funcionam as recompensas pelos acertos e consequências dos equívocos.

 

Gostou deste post? Tem alguma sugestão de tema para fazer?
Deixe nos comentários!

Assinatura Redação - Contatos DTCOM Post Incentivar time para melhorar resultados

SalvarSalvar

Rolar para cima
Rolar para cima