Tendências em EaD: 5 que vieram para ficar

Confira tendências em EaD que podem melhorar o currículo de cursos de IES.

Não há controvérsia: o impacto da tecnologia na educação tem sido exponencial, com novas tendências surgindo a cada ano que passa. E na EaD os avanços estão ocorrendo a passos largos, dada a procura.

No Brasil, até 2023, a graduação on-line será maioria, e, hoje, mais de 5 milhões de alunos cursam EaD, segundo Censo 2015. Ou seja, o segmento está em expansão, com isso, é fator crucial que as instituições de ensino superior ofereçam currículos atraentes e alinhados às tendências.

Muito mais relevante que explorá-las é adotar as que já estão sendo usadas. Abaixo, listamos cinco tendências de EaD que já são realidade. Confira.

 

1. Customização

Hoje, o conteúdo é personalizado ao perfil de aprendizagem do aluno. Também é chamada de Adaptive Learning.

Isso quer dizer que o material didático foi desenvolvido levando em consideração a vivência do aluno, a familiaridade com o tema, entre outros fatores.

Existem muitas plataformas de personalização de conteúdo que adaptam disciplinas e cursos.

 

2. Gamification

Além do uso de vídeo como ferramenta interativa, os serious games estão invadindo a EaD; consistem em promover a aprendizagem a partir de jogos orientados, de forma divertida, que podem incluir missões, pontos, rankings, e que geram recompensa aos alunos a cada objetivo alcançado.

Além disso, a interatividade nos games é explorada de forma mais abrangente, indo ao encontro do que deseja o aluno de hoje: 9 em cada 10 usuários preferem conteúdo interativo.

 

3. Social Learning

Nem um pouco novo, o conceito foi explorado pelo psicólogo canadense Albert Bandura, na década de 70, e leva em conta o aluno, comportamento e ambiente.

O termo é baseado na interação de indivíduos, na troca mútua de conhecimento, seja formal ou informal, e coloca todas as formas de aprendizagem em um mesmo modelo.

Hoje, o social learning é explorado por meio de chats, fóruns, redes sociais e qualquer canal que promova a interação na EaD. Entretanto, ainda é desafio fazer com que os alunos estudem em grupo quando estão on-line: 8 de cada 10 preferem estudar sem companhia.

 

4. Vídeo

Um dos meios mais usados na EaD. Se vídeos geram mais engajamento na publicidade, na EaD com certeza é uma das melhores opções para adaptar o conteúdo.

O audiovisual encanta, especialmente os nativos digitais. Um exemplo bem-sucedido do uso de vídeos é do professor Sal Khan, que possui uma rede de mais de 42 milhões de usuários, com produções em vídeo sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

 

5. M-Learning

Os smartphonespassaram os computadores no acesso à internet. Com isso, está cada vez mais fácil acessar o material didático onde e quando quiser, até mesmo pela ainda precária rede móvel brasileira. O grande desafio agora é adequar as plataformas para que sejam responsivas.

Uma barreira citada por professores é o receio de que os alunos não mantenham a devida atenção com uso de computador e celular.

O professor, filósofo e sociólogo Pierre Lévy rebate, dizendo que os alunos não sofreriam uma “sobrecarga cognitiva”, e que é um “problema falso”.

Segundo o professor, é necessário que os alunos tenham disciplina: “A gente precisa aprender quando ligar e desligar o aparelho, utilizando-o conscientemente. É um domínio de si próprio, uma disciplina”, destaca.

Essas são algumas das principais tendências que já estão sendo colocadas em prática na educação a distância, com objetivo de oferecer o que há de melhor e mais atrativo para o aluno, que já não possui o mesmo perfil de aprendizado de anos atrás.

Se sua IES precisar de mais informações e ferramentas que vão de encontro às práticas citadas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para Educação Acadêmica.

Assinatura Redação - Post série Como Escrever conteúdo para EaD

Rolar para cima
Rolar para cima