Desperte o interesse do aluno com OA

CompartilheShare on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

  Objetos de aprendizagem: uma maneira interativa e eficaz fisgar a atenção do aluno. Confira.

 

Integrar diferentes linguagens na EaD é um desafio para IES. Afinal, é preciso atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.

Essas diferentes linguagens são chamadas de objetos de aprendizagem (OA). São recursos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, um OA é qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e que seja interativo. Os OAS deixam o conteúdo pedagógico mais atrativo e criativo, além de despertarem o interesse do aluno.

O termo começou a ser usado a partir dos anos 2000, quando o pesquisador de e-learning Wayne Hodgins relacionou blocos de LEGO e possibilidades de reuso, levando em conta o contexto do aluno.

Para ajudar, listamos abaixo alguns modelos de objetos de aprendizagem que podem ser aplicados à EaD.

 

 

Características de objetos de aprendizagem

Para ser classificado como OA, existem “condições” que o material precisa conter, defendem as pesquisadoras Mára Lúcia Fernandes Carneiro e Milene Selbach Silveira.

Duas são essenciais: “explicitar claramente um objetivo pedagógico e ser autocontido”. O primeiro é, sem dúvidas, a principal condição. O planejamento da IES deve ter claros os objetivos pedagógicos de seus OAS.

A segunda característica propõe que o OA foque determinado tema e que seja capaz de conceituá-lo “sem depender de demais materiais”, destacam.

Além disso, priorizar o digital e proporcionar interatividade são caraterísticas também importantes para que o objeto seja, de fato, classificado como tal, propõem as pesquisadoras.

 

Modelos de OAS

O conteúdo didático das IES pode ser disponibilizado por meio de variados modelos de objetos. No geral, têm-se modelos multimídia e software instrucional.

Os OAS também podem ser combinados com inúmeras outras mídias, de forma complementar ou não. Os formatos de apresentação são variados: vídeos, animações, serious games, hipertextos, imagens, infográficos, áudios, e-books, tabelas, mapas, tutoriais, entre muitos outros.

 

Objetos de aprendizagem são recursos essenciais dentro do processo ensino-aprendizagem na EaD e causam ruptura na educação tradicional, o que possibilita ao professor e aluno irem além do esperado, transformando cenários de forma positiva.

Se sua IES precisar de objetos de aprendizagem, converse conosco. Em 2016, produzimos mais de 60 disciplinas com 650 jogos, 2500 videoaulas e mais de 100 mil páginas de e-book.

 

 

Dica de leitura

Artigo: “O desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância ancorados pelas Dimensões da Educação”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Aceito receber e-mails da DTCOM. Não se preocupe, não enviaremos spam.

Deixe uma resposta